quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TERAPIA DO ELOGIO

Renomados terapeutas que trabalham com famílias divulgaram uma pesquisa, quando ficou revelado que as pessoas estão cada vez mais frias. Ou seja, não existe carinho, as qualidades não são valorizadas e sim as críticas. De acordo com a pesquisa, os membros das famílias são intolerantes uns com os outros e se desgastam ressaltando os defeitos entre eles.
Por isso, os relacionamentos de hoje não duram. A ausência de elogio está presente nas famílias de meia e alta renda. Não vemos homens elogiando suas mulheres e vice-versa. Não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados. Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, as chamadas celebridades que usam a imagem para ganhar dinheiro e como consequência são obrigadas a cuidar do corpo e do rosto.
Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias. A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levem essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos e saem em busca do que não conseguiram dentro de casa. Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos e subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos. Vamos observar o que as pessoas, os clientes gostam.
O bom profissional gosta de ser reconhecido. O bom filho gosta de ser reconhecido. O bom pai e a boa mãe gostam de ser reconhecidos. Os elogios motivam a vida de qualquer pessoa. Uma antiga e sábia oração dos índios Sioux roga a Deus o auxílio para nunca julgar o próximo antes de ter andado sete dias com as suas sandálias. Isto quer dizer que antes de criticar, julgar e condenar uma pessoa, devemos nos colocar em seu lugar e entender os seus sentimentos mais profundos. Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma? PENSE NISSO!

Texto de Arthur Nogueira, psicólogo.

Um comentário:

  1. QUE TAL ELOGIAR e ELOGAIAR!!!
    - Acredito no seu potencial!
    - Legal!
    - Ótimo!
    - Você é inteligente!
    - Bom trabalho!
    PRATIQUE!!! Até mais!

    ResponderExcluir

O que você mais gosta na SEFEVA?