sexta-feira, 26 de agosto de 2011

As marcas deixadas por nós

   Uma professora decidiu, ao final do curso de graduação, honrar seus alunos falando-lhes da marca que cada um tinha deixado. A cada um, ela entregou uma faixa azul, impressa com letras douradas, na qual se lia: "Quem sou deixa marca!" Depois, a mestra decidiu desenvolver um projeto para ver o impacto que o reconhecimento teria na comunidade. Deu a cada aluno mais três faixas azuis e lhes pediu que premiassem alguém e que no final da semana, informassem os resultados.
   Um dos alunos foi ver um jovem executivo de uma indústria próxima, e o premiou por tê-lo ajudado com o planejamento de sua carreira. Em seguida, deu-lhe as duas faixas extras e lhe disse:
   - Estamos desenvolvendo, em aula, um projeto de reconhecimento, e gostarámos que você encontrasse alguém a quem premiar e lhe desse uma faixa azul.
   Mais tarde, o jovem executivo foi ver seu chefe, que tinha a reputação de uma pessoa amargurada, e lhe disse que o admirava profundamente por ser um gênio criativo. O chefe aceitou. O jovem executivo pegou uma das faixas azuis e a colocou no casaco do chefe, sobre seu coração. Depois perguntou se ele poderia pegar a faixa extra e passá-la a alguém.
   Naquela noite, em sua residência, o chefe sentou-se com seu filho de 14 anos, e lhe disse:
   - Hoje me aconteceu algo incrível! Um de meus empregados me disse que me admirava; então me deu uma faixa azul por me considerar um gênio criativo! Deu-me uma faixa extra e me pediu que encontrasse alguém a quem premiar. Quero premiar você, meu filho. Meus dias são muito agitados e, quando venho para casa, não lhe dou muita atenção. Por isso, esta noite, só quero sentar-me aqui e dizer que você é muito importante para mim! Você e sua mãe são as pessoas mais importantes em minha vida. És um grande garoto e te amo muito.
   O garoto ficou surpreso, começou a soluçar e a chorar, e não conseguia parar. Todo o seu corpo tremia. Olhou para seu pai e entre lágrimas lhe disse:
   - Papai, momentos atrás me sentei em meu quarto e escrevi uma carta para você e para mamãe, explicando o motivo de meu suicídio. Eu pensava que vocês não se importavam comigo! A carta está lá em cima, mas não creio que eu vá precisar dela, depois de tudo o que conversamos.
   Seu pai subiu ao segundo piso e encontrou a carta, sincera e cheia de angústia e dor. No dia seguinte, o chefe regressou ao trabalho totalmente modificado. Já não estava amargurado, e se empenhou em dizer aos seus empregados que cada um deles fazia muita diferença! Por outro lado, o jovem executivo ajudou muitos outros jovens a planejarem suas carreiras, inclusive o filho do chefe, e nunca se esqueceu de que eles deixaram marcas em sua vida!


REFLEXÃO: - Simples gestos fazem a diferença para uma vida inteira. Não sabemos o dia de amanhã! Por isso, devemos valorizar as pessoas que estão ao nosso lado, que nos amam de verdade e nos querem bem! A vida é curta, e o mais importante são os momentos vividos com intensidade.


Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você mais gosta na SEFEVA?